A Alemanha é uma república parlamentar federal de dezesseis estados. A capital e maior cidade do país é Berlim, localizada no nordeste do território alemão. É uma grande potência com a quarta maior economia do mundo por PIB nominal e a quinta maior em paridade do poder de compra. É o segundo maior exportador e o segundo maior importador de mercadorias. Em termos absolutos, a Alemanha atribui o segundo maior orçamento anual de ajudas ao desenvolvimento no mundo, enquanto está em sexto lugar em despesas militares. O país tem desenvolvido um alto padrão de vida e estabeleceu um sistema global de segurança social. A Alemanha ocupa uma posição-chave nos assuntos europeus e mantém uma série de parcerias estreitas em um nível global. O país também é reconhecido como líder científico e tecnológico em vários domínios.

 

O programa de High School em escola pública ALEMANHA é realizado em todo o país e provavelmente você irá para uma pequena e linda cidade do interior. Deve estar preparado para invernos rigorosos e vivenciar todas as estações.

Ranking Países: Alemanha: 5º – IDH: 0,920 – O Brasil ocupa a 85º posição. PIB per capita: $44.700. GPD: 3.613 USD trillion é o 6º do mundo.

População: 81,850,685 hab. Expectativa de vida – Homens: 78,15 anos. Mulheres: 82,86 anos.

Ranking PISA: Alemanha: 16º 514 pontos – anos de escolaridade: 16 / Brasil: 58º 391 pontos.

Qualidade de vida: A Alemanha é o pais 16º colocado em qualidade de vida. O Brasil ocupa a 46° posição.

Área total: 357,022 km2 63º do mundo. Linha Costeira: 2,389 km

Clima: Temperado a Marinho, nebuloso e inverno frio e úmido. Maior pico: Zugspitze 2,963 m

Etnias: German 91.5%, Turkish 2.4%, other 6.1% (made up largely of Greek, Italian, Polish, Russian, Serbo-Croatian, Spanish)

Religião: Protestant 34%, Roman Catholic 34%, Muslim 3.7%, unaffiliated or other 28.3%,

Tipo de Governo: República Federativa.

Idioma: Alemão.

Por que estudar na Alemanha?

Você deve estar pensando ser impossível estudar na Alemanha pois precisa falar alemão, o que é muito difícil, mas pense que o Português é considerado tanto ou mais difícil para eles e pessoas de outros países, entre os idiomas não tonais. Mas se você tem bom domínio do inglês, não deverá se apertar pois praticamente todo alemão fala bem o inglês e, com inglês e português, logo você vai aprender o alemão. De qualquer forma é exigido um domínio intermediário do alemão, para pensar em fazer High School. Existe a possibilidade de fazer um curso intensivo ao chegar.

A coisa boa é que o Governo Alemão dá incentivo a alunos estrangeiros, o que torna o programa mais barato do que muitos outros países e, você vai estar na Europa em um país que faz fronteira com nove países e se você puder conhecer, todos estão muito perto.

Você não vai poder escolher onde ficar, é em toda a Alemanha o programa, principalmente dependendo de haver vaga para um aluno estrangeiro em uma escola e do seu perfil e histórico pessoal. Logo é como nos EUA, você deverá ir para onde uma família anfitriã lhe escolher – e vai ser cidade pequena.

A educação na Alemanha é bem diferente do Brasil. Até o ensino fundamental, a organização é praticamente a mesma, contudo, no High School, as escolas são dividias em três tipos: Hauptschule – que oferece formação geral e prepara aluno para escolas profissionalizantes básicas; Realchule – que também oferece formação geral, mas os estudantes serão habilitados para cursos técnicos e avançados; e o Gymnasium – que dura nove anos e oferece uma formação aprofundada, para os alunos que irão cursar Universidades na Alemanha.

Somente fluentes no alemão conseguem estudar no Gymnasium, a grande maioria irá estudar no Hauptschule ou mais provável no Realchule, por um semestre ou ano e, não existe a possibilidade de se formar na Alemanha, tem de respeitar as regras do MEC.

O programa de High School na Alemanha é para quem tem perfil mais adulto e independente.

AlemanhaHS-37

As Escolas

As escolas podem ser muito grandes em especial em cidades pequenas. Irão conter uma quantidade imensa de matérias e será você a escolher o que deseja estudar. Vai ter muita lição de casa e trabalhos, que contam quase metade da nota final, fora atividades extras – você não vai ter tempo de respirar. Muito esporte, muita arte e a possibilidade de você descobrir um talento escondido dentro de você. E, a possibilidade de poder viajar a outros países vizinhos.

Ale-55

As Famílias

As famílias alemãs são bem tradicionais e vão esperar que você tenha um comportamento muito sério.
Você vai ter de se integrar a vida da família e respeitar as regras da casa e as Leis locais que são bem rigorosas.


  • AlemanhaHS-37

    High School na Alemanha