High School na França

Programa de Lycée é fazer o Ensino Médio Brasileiro no exterior. Os programas são formatados e regulamentados pelos Governos, que credenciam Agências (Promoteur) ou Escolas para operacionaliza-los. Estes fazem parcerias com Agencias nos outros países de modo que atendendo as regras os seus alunos possam ir estudar. Embora seja um programa acadêmico onde o intercambista (aluno) vai estudar, a essência do programa e o seu objetivo principal é a experiência intercultural. Você e seus Pais devem visitar o website do seu Promoteur!

A instituição pioneira nos programas de intercâmbio foi o Rotary Internacional, que ainda existe, é um clube e tem a obrigação da sua família receber intercambistas de todo o mundo. Nas agências não existe esta obrigatoriedade. O intercambista volta fluente no idioma no programa anual? Sim, mas não confunda programa de Lycée com curso de idioma, são completamente distintos. Existem as modalidades de Escolas Públicas, Privadas e Internato. Nas de escola pública o intercambista sempre irá morar com uma família anfitriã, selecionada pela agência no exterior. Alguns programas incluem orientação de chegada ou mesmo um curso no idioma do país anfitrião visando exclusivamente facilitar a adaptação inicial do intercambista.

As durações dos programas variam de trimestral, semestral e anual, dependendo do País anfitrião. Os programas Private e Boarding Schools são mais voltados a excelentes alunos que enfatizam mais a área acadêmica e a preparação para o ingresso nas melhores Universidades do mundo. Não existe maior experiência do que você deixar o seu país, o seu idioma, a sua cidade, a sua família, a sua escola e os seus amigos e ir morar em outro país, que tem outro idioma, morar em outra cidade, em uma nova família, estudar em uma outra escola onde irá fazer novos amigos. O sucesso do programa de Lycée depende exclusivamente do Intercambista.

Um programa de Lycée nunca é bom ou ruim, com certeza vai ser diferente!